Pesquisadores da USP criam sistema inviolável para proteção de senhas

Solução atinge o crime digital a partir da memória, algo que exige elevados investimentos

Pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) desenvolveram um software de licença livre cujo objetivo é combater os chamados ataques de força bruta – aqueles que são realizados por hackers com uso de supercomputadores, cluster ou placas gráficas para roubar senhas de usuários.

Batizado de Lyra2, a solução atinge o crime digital a partir da memória, algo que exige elevados investimentos.

“Criamos funções que encarecem o ataque ao ponto de torná-lo inviável financeiramente. Para senhas de complexidade média, por exemplo, o valor gasto com a aquisição de memória para a construção de um hardware capaz de burlar a proteção do Lyra2 é de cerca de U$ 126 mil. Já para senhas de alta complexidade, que exigem diversos caracteres, letras, número e símbolos, o investimento exigido pode chegar a US$ 8,3 bilhões”, explica Ewerton Rodrigues Andrade, um dos engenheiros responsáveis pela solução.

O Lyra-2 é resultado da tese de doutorado de Andrade e já conquistou prêmios na área. É o caso do prêmio de melhor projeto de doutorado na segunda edição do International Conference on Information Systems Security and Privacy (ICISSP).

Os ataques de força bruta são realizados após o criminoso obter um banco de dados com senhas de usuários protegidas, um tipo bastante comum de invasão de sistemas. Em pouco tempo, hackers realizam testes em paralelo até descobrir a senha correta dos diversos usuários – algo que se tornou cada mais fácil e barato com a evolução computacional.
Segundo Andrade, o novo software atua em um estágio no qual proteções como firewalls e programas de antivírus já foram superadas pelos hackers.
A tecnologia pode proteger qualquer sistema eletrônico, desde senhas de acesso a sites, computadores, smartphones e até mecanismos de autenticação ou bancos de dados.

Por ser um software de licença livre, o Lyra2 pode ser usado sem necessidade de pagamento de direitos. A única condição é que seja citada a fonte.

Fonte: http://idgnow.com.br/internet/2016/07/22/pesquisadores-da-usp-criam-sistema-de-protecao-de-senhas-inviolavel/

468 ad

Deixe seu Comentário