A revolução da proteção de dados na nuvem: ZTNA como substituto das VPNs

A ascensão da computação em nuvem transformou radicalmente a paisagem tecnológica das empresas em todo o mundo. No Brasil, a realidade não é diferente, com a cloud computing já representando, em média, 42% do processamento nas empresas, como indicado pela Pesquisa Anual do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGVcia). Entretanto, junto com essa migração para a nuvem, surgem desafios significativos, especialmente no que diz respeito à proteção de dados, um cenário agravado pela persistente ameaça de ataques cibernéticos.

 

O Cenário Desafiador

A transição para a nuvem, aliada às mudanças nos modelos de trabalho corporativo, incluindo a crescente adoção do trabalho híbrido, tem exposto deficiências nas tecnologias tradicionais de proteção de dados. Entre essas tecnologias estão as conhecidas Virtual Private Networks (VPNs), que demonstraram sua obsolescência em meio ao jogo de gato e rato entre cibercriminosos e empresas, ficando aquém da evolução das táticas dos criminosos.

 

Essas vulnerabilidades têm sido um ponto fraco na segurança, uma vez que as VPNs não conseguem mais acompanhar a demanda por proteção de dados em um ambiente de nuvem em constante mudança. Nesse contexto, soluções de Private Access, baseadas na tecnologia Zero Trust Network Access (ZTNA), têm emergido como uma alternativa mais robusta e eficaz.

 

Zero Trust Network Access (ZTNA): Uma Nova Abordagem

O ZTNA, concebido dentro dos princípios de Zero Trust e com foco no gerenciamento de acesso seguro em qualquer lugar, a qualquer momento e em qualquer dispositivo, representa uma evolução das VPNs tradicionais. A estrutura de segurança do ZTNA oferece controles e políticas de proteção baseadas em contexto, permitindo uma abordagem mais granular e adaptável à gestão de acessos.

 

Enquanto as VPNs permitiam acesso amplo à rede corporativa a partir de um dispositivo remoto, o ZTNA adota uma abordagem diferente. Os usuários só conseguem acessar as aplicações específicas necessárias para sua função no momento, e cada acesso requer validação contínua e leva em consideração diversos fatores, incluindo identidade do usuário, localização, horário e segurança do dispositivo.

 

Benefícios do ZTNA

Os benefícios do ZTNA são multifacetados e cruciais para a proteção dos dados em um cenário de nuvem em constante evolução. Algumas vantagens notáveis incluem:

 

Microssegmentação das redes: A capacidade de criar segmentos definidos por software permite que as empresas estabeleçam perímetros mais restritos, reduzindo a exposição de dados sensíveis e a movimentação lateral de ameaças.

 

Invisibilidade de aplicativos: O ZTNA cria uma “darknet” virtual que esconde os aplicativos da internet pública, protegendo contra exposição de dados, malware e ataques DDoS.

 

Extensão a aplicativos legados: Mesmo para aplicativos hospedados em data centers privados, o ZTNA oferece conectividade segura, tornando o acesso remoto rápido e ininterrupto.

 

Controles de aplicativo e visibilidade aprimorados: Ao contrário das VPNs, o ZTNA registra todas as ações dos usuários, permitindo um monitoramento mais profundo e a aplicação de controles baseados em https://abes.com.br/ciberseguranca-vpn-e-coisa-do-passado/dados.

 

Avaliação contínua de dispositivos: Ao invés de permitir a conexão irrestrita de dispositivos, o ZTNA avalia constantemente os dispositivos conectados e revoga o acesso em caso de riscos detectados.

 

VPN vs. ZTNA: A Diferença Fundamental

A distinção chave entre as VPNs e o ZTNA reside no nível de acesso proporcionado. Enquanto as VPNs concedem acesso amplo à rede, o ZTNA restringe o acesso a aplicativos específicos com base na “necessidade de saber”. Isso limita a exposição de dados e impede a movimentação livre de ameaças, oferecendo uma camada adicional de segurança.

 

Conclusão

À medida que as empresas se tornam cada vez mais dependentes da nuvem, a proteção de dados se torna uma prioridade inegável. Nesse contexto, a tecnologia ZTNA surge como uma solução poderosa para os desafios de segurança enfrentados pelas organizações em um mundo digital em constante mudança. Com sua abordagem granular, foco no acesso baseado em contexto e capacidade de se adaptar a ambientes multicloud, o ZTNA se estabelece como um substituto indispensável para as VPNs tradicionais, trazendo uma camada crucial de proteção para os dados corporativos sensíveis. Diante de um cenário de ameaças cibernéticas em constante evolução, a evolução da proteção de dados é uma necessidade inescapável para garantir a segurança das empresas nas nuvens literalmente.

 

Fonte de pesquisa: https://abes.com.br/ciberseguranca-vpn-e-coisa-do-passado/ (Autor: Francisco Camargo)

468 ad

Comentários fechados.