Ccrypt  Criptografia e Descriptografia de arquivos

Ccrypt é um ferramenta para criptografar e descriptografar arquivos. Foi desenvolvido como um substituto para o utilitário padrão unix crypt, que é famoso por usar um algoritmo de criptografia muito fraca. Ccrypt é baseado no bloco cifra Rijndael, uma versão que também é usada no Advanced Encryption Standard (AES, consulte http://www.nist.gov/aes). Esta cifra possibilita fornecer uma segurança muito forte.

Ao contrário de unix crypt, o algoritmo fornecido pela Ccrypt não é simétrica, ou seja, deve-se especificar-se para criptografar ou descriptografar. A maneira mais comum para invocar Ccrypt é através dos comandos ccencrypt e ccdecrypt. Há também um comando CCAT para desencriptar um diretório diretamente para o terminal, reduzindo assim a probabilidade de deixar arquivos de texto simples temporários. Além disso, há um modo de compatibilidade para descriptografar arquivos UNIX. Um modo de emacs também é fornecido para edição de arquivos de texto criptografados.

Criptografia e descriptografia depende de uma palavra-chave (ou frase-chave) fornecido pelo usuário. Por padrão, o usuário é solicitado a digitar uma palavra-chave a partir do terminal. Palavras-chave pode consistir em qualquer número de caracteres, e todos os caracteres são significativos (embora Ccrypt coloca internamente a hash, como chave para 256 bits). Palavras-chave maiores podem fornecer melhor segurança do que as curtas, uma vez que elas são menos propensas a serem descobertas por pesquisas exaustivas.

Pequeno vídeo utilizando Ccrypt para criptografia e Descriptografia de arquivos.

AVISO IMPORTANTE

Utilize a ferramenta somente para fins profissionais e de forma ética “invasão de computador é Crime”!

Um grande abraço a todos !!!

Fonte: http://ccrypt.sourceforge.net/

468 ad

Deixe seu Comentário