Especial: saiba como se destacar na área de segurança da informação

Qual especialização buscar? Perícia forense, teste de invasão, pesquisa de vulnerabilidades, gestão de riscos e compliance?

Os interessados em seguir carreira em segurança da informação enfrentam menos escassez de vagas, quando comparado com diversas outras profissões. Porém, esses profissionais podem sofrer com diversos desafios ao longo do percurso.

Por exemplo: Qual é a melhor área para buscar uma especialização? Perícia forense, teste de invasão, pesquisa de vulnerabilidades, engenharia e projetos, gestão de riscos e compliance. Há um labirinto de opções.

“Navegar por esses caminhos e escolher adequadamente as melhores ferramentas de preparação é um desafio. Destacar-se no mercado e traçar um plano de ação para alcançar objetivos é uma tarefa ainda mais complexa”, ressalta Anderson Ramos, consultor e fundador da Flipside.

O executivo a frente da empresa que organiza eventos de hacking que já treinou mais de 2 mil profissionais em 20 países listou cinco dicas para se destacar em uma carreira orientada à segurança da informação.

1. Estude. Se você trabalha com gestão, redes, desenvolvimento ou outras áreas ligadas à tecnologia saiba que existe um universo de informação a ser estudado sobre segurança para cada uma destas áreas e a demanda por profissionais com estes conhecimentos tem crescido ao longo dos anos.

2. Pratique. Lembre-se de revisar as configurações de seus dispositivos eletrônicos, de sofwares, etc. Faça isso em casa e no trabalho. Além de se proteger, você vai mostrar real preocupação com o assunto e pode trazer benefícios para a empresa e para seus colegas.

3. Trabalhe seu networking. Hackerspaces, fóruns e eventos são excelentes oportunidades para trocar experiências e conhecer pessoas novas e isso vai te ajudar a ficar por dentro do que acontece no mercado e, quem sabe, conseguir oportunidades de crescimento profissional.

4. Colabore. A iniciativa para criar e manter diversos projetos vem do entusiasmo e dedicação de seus idealizadores e da comunidade que apoia estas ideias. É uma forma de trabalhar seu nome, sua reputação, ser útil, se tornar popular e ainda participar de trabalhos bastante ricos e inspiradores.

5. Se jogue. Buscar por vagas, participar de processos seletivos, informar à sua rede sobre sua disponibilidade e interesse no mercado são atitudes que exigem disciplina, determinação e confiança.

Fonte: http://idgnow.com.br/ti-corporativa/2015/11/08/especial-saiba-como-se-destacar-na-area-de-seguranca-da-informacao/

468 ad

Uma resposta para “Especial: saiba como se destacar na área de segurança da informação”

  1. Ótima dica, orientação bem focada para que está iniciando na carreira.!

Deixe seu Comentário